sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

NOKTURNAL MORTUM - Reverencie os ucranianos!


Fim de ano é a pior época, para mim. Não só por culpa das farsas comerciais que envolvem essa época, mas também porque meu aniversário é bem no dia 31 de Dezembro. Eu curto fazer aniversário nesse dia, cara, mas a quantidade de festa que se desenrola por todo o globo sempre me foi irritante! É por isso que eu prefiro ficar em casa, curtindo um som, do que sair para a rua e festejar. E hoje estou ouvindo um som que me é muito importante, de forma particular: a banda da Ucrãnia NOKTURNAL MORTUM.
O som deles é poder puro! Como explicar isso? Se você nunca sentiu que possui alguma ligação com grandes hordas medievais, ou delirios desse tipo, não compreenderá o que estou falando. Pois quando eu ouço esse som, é como se de minha veia gritasse toda a força de meus antepassados que tombaram em guerras medievais (!), a exigir de mim a postura, a Filosofia, e tudo que significava para eles a vida, de uma forma ou de outra, e que carrego comigo. É delirante o que acabei de escrever: eu sei que sou descendente de alemães, mas jamais saberei se meus antepassados tombaram alguma vez em campos de batalhas medievais. Mas é o unico jeito que encontrei para expressar o que eu percebo ao ouvir essa musica! Uma musica poderosa, que carrega consigo o orgulho de pertencerem à cultura que eles pertencem (os músicos, e à nós também, por que não?) e de ter a força e a Filosofia que eles tem!
Não é a toa que um dos albuns dessa banda se chama "Weltanschauung", palavra alemã que, se formos analisá-la, significa "Visão Global", mas que é usada para designar a Filosofia, de uma forma geral, na Alemanha. É uma banda que possui uma Filosofia, e nos apresenta através de sua música.
E sua música é um Black Metal único, que une elementos folclóricos com sabedoria, sem cometer o erro do excesso. Não gosto de classificá-la como Folk, apesar que os próprios musicos dessa Horda parecem adotar essa definição. O som deles não se parece com o Folk, ou melhor; não se limita ao Folk. Eles possuem esse elemento sim, mas é um elemento urdido com tamanha competencia, que não fica muito semelhante com o que conhecemos como Folk - pelo menos é assim pra mim!
Ouçam a música "Voice of steel", e comprovem toda a força e devastação que emana dessa Horda. Mas ouçam INTEIRA, pois apesar de ser um pouco longa, ouvindo ela inteira com certeza você perceberá tudo que estou falando. Não é apenas a "Voz do Aço" que ouvimos, mas sim, também a "Voz da Idade Média" de uma forma ou de outra, ou melhor, a "Voz de uma Nação", a "Voz de uma Cultura", etc, etc, etc.......




Nenhum comentário:

Postar um comentário