sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Livro: "A OUTRA VOLTA DO PARAFUSO", de Henry James.


Terminei de ler ontem o supracitado livro. Como eu já havia assistido a um filme antigo baseado nesse livro, eu meio que já esperava o que iria encontra nele. O filme eu assisti, creio, umas três vezes no Corujão da Globo, em épocas antigas. E é um filme de sensacional clima de Suspense e Terror, inclusive com cenas de aparição que estão entre as melhores que eu ví, em filmes antigos. Inclusive, uma das cenas lembra-me muito a capa do primeiro disco do Black Sabbath, aquela apariça espectral, cheia de mal agouro, daquele ser vestido de luto. No caso do filme, o efeito de terror que emana dessa cena é memorável.
Então, havia de minha parte muita curiosidade em relação ao livro. Como que seu autor narraria essas cenas. Escrita em 1898, é uma história de fantasmas bem "ancestral", ou seja, no limiar da época onde esse gênero, junto com os livros de Ficção Cientifica e dos Policiais, estavam se definindo. Mas nada de pensar que o livro é limitado, ou de feitio clássico demais para nos divertir. Pelo contrário: Lê-se com prazer o livro, apesar do estranhamento que a história nos remete.
As cenas causam, sim, o mesmo estranhamento que encontrei no filme. James é mestre em narrar esse tipo de história. A única ressalva que deixo aqui foi para o seu final: bastante desapontador - parece que o autor estava com pressa de terminar a história, mesmo ela já sendo bastante curta.
Para aqueles que acham o Stephen King o mestre inequivoco do Terror e do Suspense, temos nesse livro a prova inconteste de que o Terror pode ser feito além dos moldes hollywoodianos! Leitura obrigatória (e caso fôr possivel assistir ao filme, ele também é obrigatório).



Para quem se interessou no filme, vai aí um Link para Download dele.....

DOWNLOAD

Audio original com Legendas em Português!


Nenhum comentário:

Postar um comentário