domingo, 19 de dezembro de 2010

Avaré cumpre expectativas de quem conhece sua fama.


Em Avaré ontem rolou o Festival "Death Christmas", como eu já havia comentado aqui, ao mesmo tempo que em Pirajú rolava o "Underground Metal Fest X", também anunciado aqui neste Blog. Por questões financeiras, e também pelo fato de que em Julho eu já havia tido a grata experiencia num dos melhores festivais de música extrema do Estado, o "UMF" anterior (o de Pirajú), decidi por ir com meus amigos no Festival de Avaré.
Não é recente que eu ouço falar da falta de compromisso com o Underground que o pessoal de Avaré revela à todos que deles tomam conhecimento. Não é de hoje que sabemos que a grande maioria dos Headbangers dessa cidade são Posers, salvo pouquissimas e gratas excessões. Não posso generalizar, claro! Conheço pessoas em Avaré que tem um verdadeiro compromisso com a cena, que fogem a essa regra mediocre que o pessoal de lá construiu para eles mesmos, essa fama de posers. Claro! Nem todos são como a maioria....... mas essa maioria tem se mostrado danosa para o Underground dessa cidade! E quando eu decidi por ir em Avaré, ontem, para ver o meu primeiro festival nessa cidade, foi com a esperança de que tudo isso pudesse ser contrariado, e de termos uma noite de muito Metal e bater muito a cabeça. Mas as expectativas que me informaram antes àcerca do pessoal de lá se mostrou cumprida!
A crítica que farei agora não se destina às bandas que tocaram ontem. Seria injusto com elas! A falta de estrutura que o Festival revelou (será que ainda pode ser chamado de "festival"?) não permitiu que as bandas demonstrasssem totalmente suas performances e seus alcances. Criticá-las seria até um ato falho meu! Portanto, adianto que minhas criticas não podem ser direcionadas a elas, mas sim, apenas para os organizadores desse evento e ao local do evento.
O que dizer sobre um evento que termina antes da meia-noite, por culpa de alguma coisa nebulosa, algum erro dos organizadores, que fez com que a Policia Militar aparecesse lá entre onze e meia e meia noite, para forçar a interrupção do evento? Três viaturas da Policia apareceram por lá, e intimaram o encerramento daquele "Festival" num horário que, via de regra, os verdadeiros Festivais estão começando a ficar fodas, com as melhores bandas começando a tocar cada vez mais tarde, madrugada adentro (eu peguei um Festival em Piracicaba em que o Hecate, banda de Fortaleza, começou a tocar por volta das sete da manhã do dia seguinte!)? Parecia que estávamos cometendo algum crime, e não se divertindo. Eu fiquei, depois, tentando imaginar qual o motivo para que a Policia agisse da forma como agiu. Eu imaginei que o lugar não tinha Alvará para atuar com som ao vivo depois das dez horas. Se o motivo foi outro, não importa. O que importa é que o erro que os organizadores cometeram foi um desrespeito para todos que se dirigiram à esse malfadado evento.
Falo que foi um desrespeito porque eu imaginava que, no minimo - NO MÍNIMO! - o "Festival" alcançaria as três horas da madrugada. É um horario que Festivais com a quantidade de bandas similar geralmente terminam, no MÍNIMO! É frustrante você pagar por um evento, esperando muitas horas de som, e esse evento terminar tão cedo! E por motivos nebulosos; erros cometidos por seus organizadores! Não podemos culpar a Policia pelo cumprimento de seu dever, seria minimizar o ocorrido culpando a eles. Os verdadeiros culpados foram os organizadores, pessoas que se enquadram na fama que os "Headbangers avareenses" possuem. Eles sim foram os verdadeiros culpados por toda a frustração que sentimos com o fiasco do evento que eles organizaram! E teve vários outros problemas também........
Já falei da precária estrutura do lugar - o "Snooker Bar", na rua da rodoviária, de frente à Concha Acústica. - que não possibilitava às bandas uma demonstração maior de sua performance, além de equipamentos mediocres de Som, que foi alvo até da irritação de alguns músicos. E também teve o fato de que, mesmo que o evento se extendesse por mais horas, nem todas as bandas iriam tocar. As que tocaram eu contei três (Se eu estiver errado, por favor me corrige!). Bem, tudo se somou para resultar num grande fiasco!
Não espero voltar a algum festival de Avaré tão cedo! Só voltarei caso ficar bem claro que existe profissionalismo por parte de seus organizadores. O que, cá entre nós, vai ser muito dificil, levando em conta o pessoal que trabalha com Metal naquela cidade. Portanto, se algum dia você ouvir falar que em Avaré só tem Posers, e que seus Festivais são uns fiascos..... não precisa ir não! Senão essas expectativas se cumprirão para você, também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário