domingo, 10 de abril de 2011

REMASTERIZAÇÕES DE DEMOS DO BEHEMOTH


Este ano foi lançado as remasterizações de duas Demos da banda polonesa Behemoth, originalmente lançadas no começo da carreira. Farei uma análise crítica das obras, e disponibilizarei Links para Downloads logo abaixo.

The Return of the Northern Moon - (1993)

"SENHOR DOS VENTOS ESCUROS
"OBSCUREÇA A MINHA ALMA
"QUEIME MEUS OLHOS
"FAÇA-ME VER ILUSÕES"


Ainda me lembro de quando comecei a ouvir Black Metal. Como poucas pessoas, eu tive a sorte (eu acredito que foi sorte!) de não ter tido alguém que me dirigisse a esse estilo. Ao descobrir o Black Metal eu fiz uma descoberta pessoal, sem ter alguém que me indicasse esse estilo. Foi em meados de 2000 ou 2001. Na época, através de um contato de uma revista, eu comprei um pacote de CDs e posters cuja unica coisa em comum era o fato de serem de Black Metal. Durante muitos anos, aquele foi o unico material que eu dispunha de BM - lembrando que a Internet era bastante rudimentar naquela época. Na verdade, eu nem mesmo sabia ainda como usar a Internet.......
Dentre esses CDs, um eu ouvi muito. Era um CD branco sem nenhuma marca, com um papel sulfite colado onde estava escrito "BEHEMOTH DEMO". Não trazia nenhum encarte com informações sobre as musicas, nem sobre a banda. E a banda Behemoth simplesmente nunca fora mencionada em nenhuma das revistas que eu comprava na época. Era intrigante curtir um CD que eu não possuia informação nenhuma. E curti demais esse CD! Dono de uma profunda morbidez - morbidez essa que raramente é encontrada - provavelmente através desse album foi a primeira vez que eu compreendí que a descoberta do Black Metal para mim teria uma reverberação muito mais profunda do que apenas ter descoberto um estilo de música simplesmente; percebí que havia descoberto algo muito maior!
Bem, os anos passaram e o acesso a informações se ampliou para todo mundo, e obtive tudo que eu poderia saber sobre essa banda sensacional! O refrão da música "Summoning of the Ancient gods", traduzido logo acima, se tornou para mim num lema e num hino! Não quero tentar explicar aos leitores esse album faixa por faixa. Ouçam ele, e tentem assimilá-lo! Aos apreciadores da Arte Negra ele se revelará como a grande obra-prima que é! Grande som!!!

DOWNLOAD


...From the Pagan Vastlands - (1994)

Este é outro trabalho do Behemoth que conheço de longa data, apesar de não ter tido o mesmo impacto que eu tive com a Demo anterior. Logo na primeira faixa percebemos que a banda alia uma experimentação "Mezzo Acústica" com a agressividade do Black Metal, e de um vocal seguindo o tradicional do estilo, diferentemente do que fora feito na Demo anterior. A Demo trás, inclusive, uma música chamada "Summoning (Of the Ancient Ones) que nada mais é do que uma regravação muito mais suja da "Summoning of the Ancients gods" da Demo anterior. Além de um Cover para "Deathcrush", do Mayhem. Neste trabalho percebemos uma horda cuja proposta era fazer um Black tradicionalzão, sem grandes invencionices. Eu gosto muito dessa Demo, apesar dele ser totalmente diferente da Demo anterior, e de faltar aquela melancolia em abundãncia que ouvimos no anterior. Mas mesmo assim, é um grande trabalho! Hoje o Behemoth é uma das maiores bandas de Metal Extremo do mundo, praticando um Death/Black muito mais Death do que Black, mas que possui um histórico BM de dar inveja! Baixem essas Demos e comprovem! Na minha opinião, o trabalho que Nergal comandou nessa fase de sua banda foi único, apesar de eu não endossar a opinião daqueles que defendem um retorno do Behemoth totalmente ao Black - O Death deles, dessa atual fase, é inconfundível e grandioso! - mas é bom poder ouvir o que fizeram quando apenas praticavam um Black Metal crú e sujo, como todo Black deve ser!!!

DOWNLOAD


No tocante ao assunto "Remasterização", o que pude perceber de diferente neste relançamento foi um ganho nos graves, o que deixou o som mais "encorpado", digamos assim. Não há maiores diferenças em comparação com os originais, o que é muito bom quando o assunto é remasterização de albuns de Black Metal, algo muito perigoso, pois pode estragar os trabalhos originais. Não é o que ocorre aqui! Baixem e tirem suas próprias conclusões!

Nenhum comentário:

Postar um comentário